Olá
A popularização do Revit® como ferramenta de elaboração de projetos de arquitetura — e outras disciplinas — não minimizou (ainda) a quantidade de reclamações sobre a apresentação dos desenhos de um modo geral. De fato, os templates disponíveis foram pensados quase que inteiramente para o mercado norte-americano de projetos. No entanto, a mecânica do software de utilizar-se de "famílias" para quase tudo nos garante flexibilidade suficiente para editar todo o esquema de representações e deixá-lo mais familiar ao mercado brasileiro.
Como o propósito deste blog é tratar de BIM desde o início, farei uma série de postagens visando a criação de conteúdo adaptado para o mercado brasileiro, a começar do template ou arquivo modelo.
Antes de começar, um pedido de desculpas: eu estou acostumado a usar o Revit® em inglês mesmo e listarei os comandos e parâmetros aqui no idioma da Rainha Elizabeth. Mas como tudo está no mesmo lugar, seja qual for o idioma, não será uma dificuldade acompanhar o passo-a-passo.
Começando um novo template
Se não foi feita nenhuma alteração no esquema de pastas e tela inicial do software, é com essa aparência que a tela inicial vai se apresentar. Na metade inferior, thumbnails das últimas famílias abertas e as opções de abrir uma família, começar uma nova, começar uma nova massa conceitual ou buscar conteúdo no Autodesk® Seek — website de distribuição de conteúdo da Autodesk®. Na metade superior, thumbnails dos últimos projetos abertos, mais as opções de abrir, começar um novo projeto, ou ainda começar um novo projeto a partir de um dos templates básicos. Destacado na imagem a seguir, está o template básico de arquitetura que vem junto com o Revit®, por onde começaremos.
Com a tela de um novo projeto aberta, comecemos pela definição das unidades do projeto. Na ribbon, no painel Settings, está o comando Project Units.
Clicando no comando, abre-se uma caixa de diálogo com opções para alterações de todas as principais grandezas do projeto.
Para salvar o trabalho realizado, Save as Template, no Application Menu.
Nas próximas postagens serão abordadas outras customizações do template, tais como edição da simbologia, criação de famílias básicas de portas e janelas, criação de estilos de cotas e etc.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário